• Redação LexPrime

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente: recuperação econômica aliada à proteção das questõe

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente: recuperação econômica aliada à proteção das questões climáticas

No dia 5 de junho de 1972, foi realizada em Estocolmo a primeira conferência da ONU sobre meio ambiente. Desde então, a data passou a ser celebrada como o Dia Mundial do Meio Ambiente e nos oferece a oportunidade de refletir sobre o que temos a comemorar. Certamente, houve avanços, mas ainda há muito que fazer.

O ano de 2019 foi marcado por uma série de discussões no Brasil, desde desastres (Brumadinho), queimadas na Amazônia, derramamento de óleo no litoral, dentre outros episódios poluidores. Entre as conclusões está a demonstração da relação direta que a proteção do meio ambiente tem com o desenvolvimento econômico e com a qualidade de vida.

A pandemia do COVID-19 também trouxe novas reflexões para o meio ambiente. A redução das emissões dos Gases de Efeito Estufa resultou na melhora da qualidade ambiental do planeta.

Com foco na retomada da economia, um grupo de 155 empresas que somam US$ 2,4 trilhões em valor de mercado e com mais de 5 milhões de funcionários assinou uma carta aos governos objetivando alinhar os esforços de recuperação econômica à proteção das questões climáticas.

Certamente, essa data é uma oportunidade de repensar ações e colocar em prática o que já está previsto em lei e estimular a prevenção!

Fonte: Renata Franco

A advogada Renata Franco de Paula Gonçalves Moreno tem mestrado na França e doutorado na área ambiental pela Unicamp. Adquiriu suas experiências a partir do trabalho que desenvolveu em grandes escritórios de advocacia pelos quais passou em mais de 20 anos de prática jurídica. Ela está à frente do escritório Renata Franco – Direito Ambiental e Regulatório, que em 2018 figurou na Revista Análise Advocacia, a mais conceituada publicação do segmento jurídico do País.

Leia mais:

  1. Novo Coronavírus – empresas podem justificar dívidas em atraso

  2. Entenda o pacote de salvação econômica anunciado pelo Governo Brasileiro; Economista compara modelo ao aplicado nos EUA

  3. Escritórios de advocacia utilizam tecnologias para atuar em época de crise

0 visualização0 comentário