• Jornal LexPrime

7 atitudes indispensáveis ao advogado moderno

Na sua opinião, o que é ser um advogado moderno? Resolver problemas à distância pelo celular, conciliar as demandas dentro e fora do escritório, usar softwares e aplicativos de gestão e produtividade, se atualizar constantemente sobre as novidades do setor. Todas essas atitudes podem, sem dúvidas, ser facilmente associadas à figura deste profissional.

Mas, se você já conhece o infográfico que retrata o perfil do advogado moderno, sabe que não termina aí. Então, sejamos sinceros… nós – você daí e nós daqui – nunca vamos conseguir definir todas as características desse profissional de maneira definitiva. Afinal, elas mudam a todo momento, acompanhando o contínuo processo de modernização da advocacia e do mundo.

Os mais de 20 anos de atuação no setor de tecnologia jurídica nos mostraram que adaptar-se ao novo é preciso (e motivador!). Por isso, reunimos neste post os 7 comportamentos que mais observamos no dia a dia do advogado moderno atualmente. Assim, você pode identificar ações que já fazem parte do seu cotidiano e saber que está no caminho certo, além de descobrir como se aprofundar em cada um deles para se destacar ainda mais no mercado. 😉

7 comportamentos que não podem faltar no advogado moderno

1. Saber fazer marketing

Você pode ter lido essa dica em vários conteúdos sobre gestão e empreendedorismo jurídico, mas calma que esse comportamento vai além do óbvio! Marketing digital, marketing pessoal e marketing jurídico são coisas distintas. Por isso, pedem ações e estratégias diferentes.

Entender bem esses conceitos para conseguir aplicá-los de maneira eficiente é um comportamento do advogado moderno. Afinal, dominar a teoria e a prática com mais profundidade permite ao advogado inovar na maneira de comunicar o valor do seu trabalho e sair na frente da concorrência na hora de conquistar e fidelizar clientes.

Então, se você quiser mergulhar nesse assunto, se inscreva no portal O Futuro da Advocacia! São várias trilhas temáticas com emails, vídeos e artigos gratuitos! 😉

2. Medir resultados das suas ações

Ser um fazedor de coisas e um bom resolvedor de problemas são qualidades que orgulham todo advogado moderno. Afinal, produtividade é uma de suas principais preocupações, certo? No entanto, saber o quanto essa energia prática está trazendo de resultados para a reputação, o desempenho e o suce$$o do trabalho também deve fazer parte da lista de prioridades desse profissional.

No texto sobre planejamento estratégico para escritórios de advocacia nós explicamos por que e como estabelecer metas atingíveis e mensuráveis é tão importante (fundamental mesmo!) para o sucesso do escritório. O mesmo vale para a atuação do advogado moderno. Afinal, do que adianta ser multitarefa se você não faz ideia se essas ações estão aproximando você do sucesso que deseja?

Mudar de postura quando muda o cenário é uma fala do nosso CEO que ecoa aqui na Aurum e também no nosso blog. Mas essas adaptações só são possíveis quando há consciência do cenário, certo? 😉

3. Acompanhar a inovação do setor

Esse comportamento pode ser o mais óbvio de todos, mas não poderia ficar de fora. Para ser um advogado moderno é fundamental se manter atualizado sobre as novidades do setor. Ir a evento para advogados focado em inovação e novas práticas, fazer parcerias com profissionais e empresas inovadoras são atitudes que colocam você e sua advocacia lado a lado com as mais recentes novidades da área jurídica.

Sem falar que, sair um pouco da rotina do escritório e olhar para fora, é um ótimo exercício para identificar comportamentos, estratégias e conceitos inovadores que podem ser aplicados para evoluir sua a advocacia. Aliás, você já ouviu falar no Aurum Summit, o evento de imersão criado especialmente para o advogado moderno?

Conhecer bem a concorrência e ter capacidade de analisar o mercado em busca de melhorar seu serviço em ritmo crescente também é uma maneira de acompanhar e impulsionar a inovação do setor. 😉

4. Usar a tecnologia a favor da sua advocacia

Modernidade tem tudo a ver com tecnologia! É por isso que o advogado moderno é reconhecido por fazer bom uso dela. Consultar intimação pelo celular, colher depoimento por Whatsapp, fazer peticionamento eletrônico. Todas essas facilidades já existem e podem ser usadas para tornar a advocacia mais produtiva e menos burocrática.

Softwares e aplicativos para advogados fazem parte da rotina do advogado moderno. É por isso que ele escolhe sistemas para advogados que sejam capazes de acompanhar a mobilidade do cotidiano e oferecer várias soluções em uma única ferramenta. Dessa maneira, o tempo do profissional é mais bem aproveitado, o dia a dia é mais organizado e o foco em resultado é mais palpável. 😀

Se você ainda não escolheu o melhor software jurídico para acompanhar a sua evolução contínua, sugerimos uma olhada neste conteúdo.

5. Nunca parar de aprender

Por mais que você, advogado moderno, domine sua área de atuação, faça especializações e cursos profissionalizantes, é importante nunca perder o interesse e o desejo de saber sempre mais. O mundo muda o tempo todo. Em algum momento, essas mudanças chegam ao Direito, alteram legislações e apresentam novos paradigmas à profissão e aos profissionais.

Portanto, buscar conhecimento é a regra de ouro para se manter competitivo e útil ao seu cliente. Nós temos ótimas recomendações de sites de notícias para advogados para você acompanhar e ficar por dentro das novidades (que não param de acontecer!) do setor. 😉

6. Manter uma boa comunicação com clientes

O advogado moderno entende que muitas etapas do trabalho podem ser simplificadas e automatizadas por um software jurídico. Ele acredita que esse caminho é uma maneira de profissionalizar ainda mais seu trabalho e também de ter mais tempo para outras atividades. E quando falamos em “outras atividades” nos referimos, principalmente, ao relacionamento com o cliente.

Vivemos em uma era em que boa parte da nossa comunicação pode ser mediada por um aparelho eletrônico. Isso é ótimo, porque poupa tempo e dinheiro com deslocamento, mas também pode ser uma armadilha. Por isso, o advogado moderno usa as tecnologias e facilidades do mundo atual de maneira inteligente.

Ao invés de perder o fator humano e se afastar pessoalmente do cliente com o uso do celular ou computador, ele utiliza as ferramentas certas para tornar o contato mais próximo e, ao mesmo tempo, se comunicar com mais pessoas. É o famoso fazer mais com menos.

Para explicar e exemplificar como fazer isso, desenvolvemos o ebook “Como um software jurídico eleva o atendimento ao cliente”. Nele, você tem acesso a como tornar mais eficiente cada etapa do relacionamento com o seu cliente e conhece os casos reais da advogada Mariana Gonçalves e dos irmãos Possiede. Se você ainda não conferiu e acha que ainda pode melhorar a comunicação com as pessoas que contratam seus serviços, vale a pena baixar gratuitamente. 😉

7. Fazer reuniões produtivas

Tempo é um recurso escasso. Por isso, deve ser usado com muita sabedoria. Sabendo disso, o advogado moderno valoriza o tempo dele e das outras pessoas. Afinal, produtividade é uma palavra de ordem para profissionais da atualidade!

Conduzir e participar de reuniões focadas e produtivas é uma maneira de gerir bem o tempo sem deixar de tratar as outras atividades do escritório com excelência. Saber quando fazer uma reunião, convidar apenas quem realmente precisa participar, preparar com antecedência, estabelecer horário de início e fim, definir atividades e prazos e não prolongar os encontros foram as dicas para uma reunião de sucesso que compartilhamos por aqui. Se você quiser saber mais sobre cada uma das sugestões, é só clicar neste link.

Conclusão

Como falamos anteriormente, é impossível mapear todas as características do advogado moderno. Afinal, elas mudam a todo momento. Mas, para se adequar a essas mudanças, é muito importante adotar alguns comportamentos-chave. Por isso compartilhamos as atitudes que entendemos serem fundamentais para o profissional que quer se manter em destaque no mercado como um advogado de sucesso.

O nosso blog é construído pensando em você, advogado moderno e advogada moderna. A nossa newsletter também! Se você quiser ficar por dentro dos conteúdos sobre empreendedorismo, tecnologia, comportamento, gestão e outros assuntos relacionados direto do seu email, assine a Aurum News!

Agora é a sua vez! Que comportamentos você acha que não podem faltar no advogado moderno? Comenta aqui embaixo! 😉

Fonte: Aurum 

Leia mais:

  1. Escritório de Advocacia pequeno se beneficia de um software jurídico?

  2. Seríamos nós mais poderosos que os algoritmos?

  3. Estratégias para administrar Dívidas Fiscais

  4. Negado recurso para manter pensão alimentícia até a aprovação em concurso público

#leiaja #noticiadodia

0 visualização0 comentário