• Jornal LexPrime

A Controladoria Jurídica do ano 20, 2020.

Os prazos voltaram!

E agora?

Durante o todo o período de recesso, mesmo nas férias, descansando, olhando o mar, constantemente nos perguntamos… e agora? Como vai ser quando os prazos voltarem a fluir.

Pavor, medo, pânico, alegria (afinal, temos trabalho), são alguns dos sentimentos que passam pela nossa cabeça.

Mas o importante é termos em mente que precisamos nos preparar para a “volta do recesso”, principalmente com ele, o PLA-NE-JÁ-MEN-TO.

Plano, projeto, planejamento, meta, objetivo. Não importa o nome ou o significado literal de cada um destes termos, o que vale é real sentido, o propósito.

Chegar mais cedo, trabalhar menos (se é que isso é possível), ter mais liberdade de horários, assumir menos compromissos “extras”, não importa, o que vale é acordar “+ cedo”, para planejar o seu dia.

Muitos de nós planejam viagens, até jantares, com a antecedência necessária para que tudo fique impecável, mas porque nem sempre fazemos isso com o trabalho? Talvez porque o trabalho está sempre lá, não importa o quanto façamos, amanhã tem mais.

Mas é justamente por isso que temos de dar a atenção a ele, trabalho sem planejamento, por menor que seja, faz com que tudo nos dê a sensação de atropelo. E ser atropelado todo dia não dá.

Por isso, com planejamento, não há sustos com os prazos, com a avalanche de publicações, com as decisões represadas durante o recesso…

Se antecipe, faça o possível para organizar as ideias e estratégias antes da publicação, pesquise, não deixe para começar a pensar nisso somente quando a bomba estourar.

Gestão, administrar seus prazos, seu tempo.

Pode parecer básico, mas anote o que é prioritário, utilize das ferramentas disponíveis, o seu sistema de gestão, sua agenda (eletrônica claro), o lembrete do celular, acorde mais cedo, se arrume com calma, tome café da manhã, depois disso, siga em frente e faça uma coisa de cada vez.

O dia 20/01 que até poucos dias parecia “lá longe”, chegou. Façamos diferente este ano, com a calma e o cuidado que nossa demanda e nosso cliente merecem.

Fabiano Marchiorato Portugal é bacharel em Direito pela UTP, gerente de Controladoria Jurídica do Escritório Wambier, Yamasaki, Bevervanço & Lobo, Controller Jurídico, Consultor na Área de Produção e Controladoria Jurídica, aluno do MBA em Gestão Jurídica do IPOG/Curitiba-PR (2018/2020), mestrando em Tecnologia da Informação pela Funiber (2019/2022), com experiência em gestão de processos administrativos e judiciais desde 2001.

Mais informações: https://www.linkedin.com/in/fabiano-marchiorato-portugal-28550b34/

Fonte: Wambier

Leia mais:

  1. Podcasts – Smartus Fórum Imobiliário Florianópolis 2019

  2. Podcast – Direito das startups

  3. Qual o tamanho da sua visão e da sua liderança?

  4. Portaria suspende prazos processuais nesta quarta (13) e quinta-feiras (14)

#leiaja #noticiadodia

0 visualização0 comentário