• Redação LexPrime

A importância do Compliance para Startups

por: Pamela Pedro


O Compliance é uma tendência global para a mudança dos controles internos das empresas, proporcionando a transparência dos procedimentos, os quais podem gerar riscos financeiros e ainda para a imagem da companhia.


E quando falamos de startups, resumidamente, podemos defini-las como empresas novas ou um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza, não há como ser diferente.


O exemplo mais comum é a startup inserida no mercado financeiro. Isso porque, por uma imposição do próprio mercado, regulado pelo Banco Central, é primordial a adesão ao programa de integridade. Contudo, independente do segmento, quanto antes implementar o Compliance, mais fácil e saudável será a gestão quando houver um crescimento exponencial.


Dados apontam que o número de startups que acabam fechando após cinco anos de formação é de cerca de 74%, por isso, ter implantado o Compliance se torna um diferencial para a startup, uma vez que proporciona mais transparência e acaba dando mais credibilidade para clientes, fornecedores e potenciais investidores.


Empresas como, Natura, Coca Cola e Nestlé, fazem parte das 80% maiores do brasil que adotaram o sistema de Compliance interno, mas sabe-se que nem toda empresa possui estrutura para tal prática e acabam optando por terceirizar esse serviço. A empresa, Legal Control, possui um programa chamado Legal Ética, no qual prestam esse serviço para aquelas que desejam implantar um canal de ética e o programa de Compliance. Dentre as vantagens, pode-se destacar, o combate a fraudes e más práticas, identificar e reduzir os riscos de negócios, maximização de lucros, incentivo ao cumprimento das leis, transparência na gestão e ainda melhora no ambiente de trabalho.


Sobre o Legal Control


Fundado em 2010, o Legal Control é um software ágil e com ótima usabilidade, pois foi projetado para gerenciar informações no âmbito jurídico e administrativo, o que mudou o cenário do mercado que carecia de soluções capazes de integrar todas as funcionalidades que possibilitassem a gestão de contratos, processos judiciais, administrativos e documentos das empresas.

Trabalhando para colocar em prática soluções inovadoras. Transformar e otimizar o dia a dia das companhias e ajudar a superar as barreiras do mundo dos negócios





47 visualizações0 comentário