• Jornal LexPrime

A imprensa brasileira na pandemia e após a Covid-19

Caro(a) leitor(a):

Segue a edição especial de J&Cia em comemoração ao Dia da Imprensa, que você recebe por cortesia de Amil, Gerdau, McDonald’s, Samsung e XP Inc.

Mais do que especial, ela é histórica! Histórica pelo tema, pelo nível de participação, pelos apoios conquistados e sobretudo pelo rico, denso e plural conteúdo que apresenta em suas 61 páginas – um recorde − e que certamente resistirá ao tempo, permitindo, lá na frente, entender o que se deu em momento tão crucial da vida, na pandemia da Covid-19 no ano da graça de 2020.

O propósito dele é, em síntese, debater o que está acontecendo nesses tempos de coronavírus e o que poderá acontecer em nossa atividade depois dele, pelo olhar dos próprios jornalistas. Mostrar o que estão vendo, percebendo, sentindo, vislumbrando. Se estão otimistas, orgulhosos, reticentes, desconfiados, céticos. As coisas boas, ruins ou nem tanto plasmadas em suas mentes. A temperatura do momento e uma projeção dela para o futuro.

O mosaico que montamos reúne os depoimentos de exatamente 129 jornalistas. Chamamos a atenção para a pluralidade da escolha, já que temos aqui reflexões de profissionais de várias regiões do País, de diferentes gerações, das mais diversas plataformas e editorias, de veículos da grande imprensa e também da imprensa de nicho, de professores, além de personalidades com forte ligação com o jornalismo. A edição traz ainda, ao final, um cordel de autoria de Assis Ângelo, idealizador e mantenedor do Instituto Memória Brasil (e também nosso colaborador), intitulado Jornalismo e Liberdade nos Tempos da Pandemia, em que narra, em mais de 60 sextilhas, alguns dos recentes episódios envolvendo a imprensa brasileira.

Boa leitura!

(ABRA O LINK PARA LER O PDF COM A EDIÇÃO COMPLETA)

Fonte: Jornalistas&Cia

Leia mais:

  1. Por 8 a 3, STF decide que Receita e Coaf podem compartilhar dados sigilosos com MP sem autorização judicial

  2. Como ficam os direitos dos trabalhadores com as novas medidas provisórias estabelecidas durante a pandemia

  3. ABES e ABGI trazem MCTIC e empresas para debater a Lei do Bem e competitividade empresarial

0 visualização0 comentário