• Jornal LexPrime

AASP debate a atuação do advogado para a sociedade


A Associação dos Advogados - AASP promoveu nesta manha, 11, o webinar "A advocacia e a história da humanidade: a importância de sua atuação para a sociedade"

São Paulo, 11 de agosto de 2021 - A Associação dos Advogados de São Paulo - AASP realizou nesta manhã, 11, o webinar "A advocacia e a história da humanidade: a importância de sua atuação para a sociedade". Viviane Girardi, Presidente da AASP, abriu o evento salientando a importante contruibuição da advocacia no enfrentamento e no avanço do debate das pautas sobre diversidade, igualdade de gênero e de raça. Destacou ainda, a relevância do papel do profisional do Direito na atualidade: "Devemos ser atores sociais de extrema relevância e colaboração com a sociedade que precisa ser mais justa, mais plural e mais democrática", enfatizou a presidente.

Em seguida, o advogado, escritor e Presidente da editora da OAB Nacional, José Roberto de Castro Neves deu início a palestra " Como os advogados salvaram o mundo". O advogado discorreu sobre a história da profissão desde de Shakespeare, que era um crítico ferrenho dos advogados, até os dias atuais, tão polarizados. Jose Neves, explicou que diferentente de outros profissionais, o advogado se torna inútil num Estado autóritario: "Somos os conhecedores das Leis e a plena defesa dos interesses do cidadão apenas acontece em um Estado justo e livre. A elaboração das normas devem ser feitas por representantes escolhidos pelo povo e devem respeitar a igualdade, a isonomia e a diginidade de sua população", explicou ele.

Logo após, o bate-papo foi sobre "Direito de Família - perspectivas da família contemporânea" que tratou sobre os impactos da tecnologia e as transformações recentes da sociedade. Os palestrantes Rodrigo da Cunha Pereira, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família - IBDFAM, e a advogada Cibele Pinheiro Marçal Tucci, destacaram a percepção deontológica que os profissionais do Direito de Família precisam ter: "É uma área muito sensível que necessita uma compreenção quanto a complexibilidade das situações vividas, é necessário um olhar benevolente, de compaixão e de solidariedade para com o seu cliente", destacou Cibele Pinheiro. Para Rodrigo Pereira, a grande mudança do Direito de Família nos últimos anos foi a compreensão afetiva. O evento tratou sobre o importante papel da advocacia no cénario atual e o dever de empenhar-se para construir uma sociedade que respeite a legislação e o Estado Democrática de Direito.

AASP

Fundada há 78 anos, a AASP - Associação dos Advogados possui aproximadamente 80 mil associados em todo o território nacional, tendo por principal missão potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Seus associados usufruem de cursos sobre os mais relevantes temas jurídicos, além de produtos e serviços de excelência como intimações on-line, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, avançado sistema de pesquisa de jurisprudência, modernos programas de gerenciamento de processos e do próprio escritório, emissão e renovação de certificado digital, entre outros.

Mais informações


LAM COMUNICAÇÃO

0 visualização0 comentário